A inauguração da primeira indústria de etanol de milho do Brasil, na sexta-feira (11/08), em solenidade que contou com a presença do presidente da República Michel Temer, demais autoridades e prestigiados empresários do agronegócio nacional, representa mais um marco histórico para a Engebel Construção Civil que, a partir do médio norte de Mato Grosso, consolida-se no segmento de obras industriais de grande porte em todo o Brasil.

Tornar realidade a FS Bioenergia, usina com capacidade de armazenar 120 mil toneladas de grãos e que vai gerar 240 milhões de litros de biocombustível por ano, foi um complexo trabalho de engenharia que exigiu toda a tecnologia e experiência da Engebel. Das fundações à cobertura, os números são surpreendentes e revelam a magnitude deste empreendimento iniciado em fevereiro de 2016. Foram 39.412 metros quadrados de área construída, mais de 19.700 metros cúbicos de concreto (equivalentes a 130 mil sacos de cimento), 850 mil quilos de aço e 400 colaboradores diretos, que garantiram a construção rigorosamente dentro dos 19 meses estipulados como prazo de entrega.

Além do etanol de milho a FS Bioenergia ainda produzirá mais quatro subprodutos e 60 megawatts de energia elétrica (com aproveitamentos de biomassa) que entrará no sistema interligado local.

Fazendo história e construindo confiança

Ousadia e pioneirismo fazem parte da rotina da Engebel, a empresa fundada em fevereiro de 1982 em Francisco Beltrão-PR e com sede em Lucas do Rio Verde desde 2001, é especialista em construções industriais e tornou-se reconhecida por empregar estudos e análises conjuntas com seus clientes, em busca da melhor solução em cada detalhe do processo construtivo, amparados por rigorosos padrões de qualidade e Certificação ISO 9001.

Ao longo de sua história, as obras executadas pela Engebel têm capacidade de armazenagem de mais de 1,2 milhões de toneladas dos mais diversos tipos de grãos. De acordo com Walmiro Ghedin, Diretor Administrativo e um dos fundadores da empresa, o conceito aplicado pela Engebel é de qualidade total. “Além de construirmos uma relação de confiança com nossos clientes sempre ficamos satisfeitos de entregar uma obra que vai impactar positivamente a economia de uma região”. Salienta Walmiro.

Em seu portfólio a Engebel registra sua participação na elaboração de mais de 2 milhões de metros quadrados de projetos e na execução de mais de um milhão de metros quadrados de obras.

Novo aporte para FS Bioenergia

As instalações da FS Bioenergia já estão preparadas para estender a construção do complexo prevendo até a duplicação das suas instalações, com objetivo de maior aproveitamento da safra de milho da região do médio norte mato-grossense. Segundo Rafael Abud, CEO da FS Bioenergia, mais um aporte já está sendo estudado pela diretoria da usina e a previsão é iniciar novas obras a partir do primeiro trimestre de 2018.