Os secretários de Educação, Marco Marrafon, e Gestão, Júlio Cézar Modesto, publicaram um edital de retificação alterando a data prova do concurso para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O documento aponta que, “devido ao número de inscritos”, as provas objetiva e discursiva para o cargo de Técnico Administrativo Educacional (TAE), nível médio, serão realizadas no dia 1º de outubro, e não mais no dia 24 de setembro, como previsto.

As provas para os cargos de professor da Educação Básica e Apoio Administrativo Educional (AAE) foram mantidas para os dias 17 e 24 de setembro, respectivamente. Houve ainda alterações no conteúdo programático dos cargos de técnico administrativo e professor. O edital de retificação foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou hoje. As demais condições do edital foram mantidas.

A Seduc registrou 250.553 inscrições para o concurso, que é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O prazo para inscrição se encerrou no último dia 15 de agosto.

Os cargos mais concorridos são de Apoio Administrativo Educacional (AAE), que soma 111.615 inscritos, seguido pelo de Técnico Administrativo Educacional (TAE), com 93.318 candidatos. Já para as vagas de Professor da Educação Básica foram contabilizadas 45.620 inscrições.

Cuiabá é o polo com mais profissionais interessados no ingresso na carreira de servidor público, com 97.768 candidatos. Rondonópolis é o município com o segundo maior número de inscritos, com 31.914 interessados. O terceiro polo com mais inscrições registradas é Cáceres, com 18.271 candidatos.

Ao todo, são 5.748 vagas disponíveis, sendo 3.324 para o cargo de Professor da Educação Básica, 1.496 para Apoio Administrativo Educacional (AAE) e 928 para Técnico Administrativo Educacional, além de cadastro de reserva de 50% do total de vagas.