Nos dias 28 e 29/06/2017 aconteceu o 6º Encontro Estadual do Programa a União Faz a Vida em Cuiabá, este ano com o tema “Um espetáculo de Programa”, onde contou com a presença dos Secretários Municipais de Educação de todos os municípios do estado de Mato Grosso que aderiram ao Programa, e, principalmente professores que realizaram projetos pelo Programa no ano de 2016. Do município de Tapurah participaram do encontro, professores das escolas municipais, da escola estadual e também tivemos representantes da escola particular. 

O evento contou com várias Palestras, na noite do dia 28, o coquetel de abertura teve a palestra “Gerenciamento de Mudanças – Educação & Carreira”, por Max Gehringer, administrador de empresas, comentarista do programa Fantástico, da Rede Globo, e da rádio CBN. Ele é autor de vários livros como “Comédia Corporativa”, “Emprego de A a Z” e “Aprenda a Ser Chefe”. 

No dia 29 a primeira delas foi “Gestão Escolar Democrática”, ministrada por Vitor Paro, que é professor titular “colaborador sênior” da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde exerce a docência, a pesquisa e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Já a palestra “Transformar o Mundo…Brincando”, proferida pelo arquiteto e urbanista, pós-graduado em Jogos Cooperativos, Edgard Gouveia Júnior, mostrou como a união entre as pessoas tem uma grande força, capaz de promover mudanças importantes. Ele contou que dedica sua vida a mobilizar pessoas para que coloquem a mão na massa com o objetivo de transformar o mundo num lugar melhor. As comunidades pensam que elas estão só. Sozinhos não damos conta, mas juntos, se uma quadra ou um bairro inteiro cuidar das crianças de rua, por exemplo, muitos problemas serão resolvidos, e rapidamente”, exemplificou.

A última palestra do Encontro foi com Sebastião Rocha, intitulada “Acontece em Todo Lugar”. Ele é idealizador e diretor-presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), criado em 1984, e do Banco de Êxitos S/A – Solidariedade e Autonomia – criado em 2003, ambos em Belo Horizonte (MG). Sua apresentação no Encontro foi orientada pela premissa de que a escola pode estar em todo lugar. “Na palestra propus a reflexão da potencialidade de cada educador e a capacidade que ele tem de transformar o mundo a partir dele, dos seus alunos, da sua escola”.