Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago operam com mais uma rodada de valorização nesta quinta. O novembro/17 está com 7,5 centavos de alta, sendo cotado a US$ 1020,00 cens/bushel.

A ultima atualização dos mapas do NOAA para o período de 6 a 10 dias (25 a 29 de julho) mostra um preocupante padrão de redução da probabilidade de chuvas dentro ou acima da normalidade para o centro da região produtiva dos EUA, enquanto que o calor vai ser acima do normal.

O mapa de 8 a 14 dias (um pouco menos confiável do que o 6-10 dias) mostra uma possível continuidade desse padrão, inclusive com a área de poucas chuvas aumentando e pegando boa parte do Meio-Oeste. Definitivamente o clima de 2017 não é nem perto do que foi no ano passado. É possível que os dois próximos relatórios tragam novas reduções das condições das lavouras americanas, indo talvez abaixo de 60% de boas a excelentes. Ano passado quase beiraram os 75% de boas a excelentes.

Com isso, os fundos vão agregando mais posições compradas, assim como consumidores continuam na busca por proteção contra alta de preços.