Com objetivo de debater e subsidiar as Conferências de Vigilância em Saúde foi realizada na cidade de Sinop no dia 06 de julho a 1ª Conferência Livre Regional de Vigilância em Saúde. O evento propiciou o debate prévio dos eixos, portarias, regimento e demais documentações necessárias para a organização das conferências municipais. A organização do evento é do Escritório Regional de Saúde de Sinop em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT)

Estiveram presentes na Conferência Livre aproximadamente 110 pessoas, sendo 04 representantes para cada um dos 14 municípios que compõe a regional de Saúde de Sinop (distante a 480 km da capital) e também a presença representantes das universidades locais.

O período matutino do evento teve como foco a organização das conferências, a Vigilância em Saúde e os eixos norteadores das conferências municipais. Já no período vespertino foram feitos os debates em grupos dos 4 subeixos, com apresentação das propostas de cada grupo e os encaminhamentos.

“O principal objetivo deste evento é propiciar apoio aos municípios da nossa regional, pois se trata de um tema novo e que necessita de detalhes técnicos que são comuns a todos os municípios”, ressaltou Marco Felipe, vice regional do COSEMS/MT na região do Teles Pires.

A apoiadora regional do COSEMS/MT, Edicársia Milhoreto participou ativamente da construção do evento, e também palestrou. “Procuramos agregar todas as informações pertinentes para troca com os municípios, como: portaria, regimento interno, documentação para conferência, inclusive os eixos elencados pelo Estadual e Nacional”, informou.

Nos próximos dias será disponibilizado o calendário com as datas das Conferências Municipais de Vigilância em Saúde dos municípios pertencentes a regional do Teles Pires.