A secretaria municipal de assistência social, realizou nesta quarta-feira (07), a 6º Conferencia Municipal de Assistência Social, que contou com a participação de profissionais da área, representantes dos conselhos e da sociedade.

A abertura foi realizada com apresentação do grupo de bale, da orquestra e da ginástica rítmica todos atendidos pelos programas do CRAS, logo após o psicólogo Tiago Bianchini, apresentou o regimento e em seguida a palestrante representante do setas, Maria Luzamira Alencar Neta apresentou os objetivos da conferencia e a sua importância para a sociedade.
De acordo com Secretaria de Assistência Social Daniele Eickoff, a Conferencia visa garantir os direitos já conquistados pelo SUAS, e avançar em busca de novos direitos para a população que mais necessita.

O tema trabalhado nesta edição foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”. Serão trabalhados os eixos: Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Após a palestra os coordenadores dividiram os participantes em grupos para debates e sugestões, após aprovação dos participantes, seguem as propostas para a conferencia Estadual de Assistência Social.

O prefeito Iraldo Ebertz, destacou na ocasião a importância da participação popular e renovou o seu compromisso com toda a população Tapuraense de junto com os secretários municipais sempre buscar o melhor para a nossa cidade.