Começa nesta 4ª em Lucas do Rio Verde os programas Gestão Eficaz e Democracia Ativa do TCE

14

Começam nesta quarta-feira, em Lucas do Rio Verde, os programas de capacitação de agentes políticos (Democracia Ativa), administração pública (Gestão Eficaz), e sociedade civil organizada (Consciência Cidadã) do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O município foi escolhido para iniciar a temporada 2017 dos programas, cujo objetivo é garantir à sociedade um serviço público eficiente e de qualidade.

A programação tem início na manhã do dia 8 com o Democracia Ativa, coordenado pelo secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva. Em sua terceira edição, o programa terá um ano atípico, pois pela primeira vez capacitará, em sua maioria, legisladores estreantes em primeiro ano de mandato.

Os temas são: Proteção à Infância e Juventude; Peças de Planejamento (orçamentos públicos, como LOA, LDO e PPA); Transparência e Lei de Acesso à Informação; e Gestão das Câmaras Municipais e Direitos e Deveres dos Vereadores. Edicarlos Silva ressalta o benefício dos vereadores começarem a nova função munidos de mais informação e já com um canal de diálogo com o Tribunal de Contas.

À noite será realizado o Consciência Cidadã, pelo presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim. O público-alvo são empresários, sindicalistas, associações, profissionais liberais, conselheiros de políticas públicas, universitários e sociedade em geral. O evento será realizado no Deseo Clube, a partir das 18h30, e tem por objetivo estimular o cidadão a exercer o controle social, decidindo sobre as políticas públicas do seu município e fiscalizando a aplicação dos recursos públicos.

A evento do TCE-MT em Lucas do Rio Verde reunirá vereadores, servidores e gestores públicos de mais dez municípios. São eles: Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah. Tanto o Gestão Eficaz quanto o Democracia Ativa serão realizados nas dependências da Câmara Municipal.

A informação é da assessoria do TCE.