Prefeitura confirma que não realizará Expomutum para investir no Parque Tecnológico

131
Anuncio foi feito essa manhã pelo vice-prefeito Leandro Félix e secretários. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Nova Mutum confirmou que este ano não realizará a ExpoMutum, festa que celebra o aniversário do Município. A decisão foi tomada levando em conta vários aspectos que envolvem o cenário econômico e uma série de investimentos em outras áreas como o projeto de implantação do Parque Tecnológico que requer grandes investimentos em sua execução.

Em 2016 a Prefeitura, com autorização da Câmara de Vereadores investiu mais de R$ 600 mil reais na realização da Exposição. Este recurso será revertido para as obras de infraestrutura do Parque tecnológico que será construído entre a MT-235 até a esmagadora de grãos.

Outro aspecto que reforçou a decisão é atual estrutura do Parque de Exposições – José Aparecido Ribeiro. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Renato Kremer, o Parque é um projeto da década de 90 e desde então não foi ampliado. “Precisamos remodelar o Parque de Exposições, projetar uma nova estrutura, com espaços adequados as nossas necessidades atuais”, aponta Kremer.

A decisão foi ainda com base no momento financeiro enfrentado pelo Estado e País, resultante em profunda crise da máquina pública. Tornando medidas de contenção de gastos extremamente necessárias para a conclusão de obras e ações em benefício coletivo da sociedade mutuense.

Em Nova Mutum a administração municipal está atenta a essa situação e tem elaborado uma gestão de controle de gastos para que todas as ações possam serem desenvolvidas e a população não seja afetada.

PARQUE TECNOLÓGICO

A Prefeitura apresentou em 2016 o projeto que visa a implantação de um Parque Tecnológico e um Parque Industrial no Município à toda sociedade. A ação faz parte dos eixos temáticos previstos no Plano Diretor, aprovado em 2015 após uma série de audiências públicas com segmentos da sociedade que auxiliaram na confecção do Plano prevendo crescimento planejado de Nova Mutum pelos próximos 30 anos.

O projeto consiste em transformar Nova Mutum em um novo Pólo de Desenvolvimento Tecnológico do Estado. A área destinada para o Parque tem 150 hectares e fica as margens das rodovias BR-163 e MT-235. A expectativa é que nestas áreas sejam criados Centros Tecnológicos, Centro Universitário e Feira Tecnológica.

O vice-prefeito Leandro Félix explica que o Parque Tecnológico fará o Município dar um grande salto. “Inúmeras áreas serão fomentadas, gerando emprego, renda e desenvolvimento a nossa cidade. Nosso planejamento garantirá o futuro, mas tende ser executado agora. Já estamos trabalhando neste processo há algum tempo, com documentação das áreas doadas e agora que já temos um norte de ação definido queremos nos unir com os segmentos organizados para tornar Nova Mutum mais um pólo de desenvolvimento tecnológico de Mato Grosso”, afirma.

INVESTIMENTOS NO ESPORTE

A Prefeitura também irá aplicar cerca de R$ 200 mil, que seriam destinados a ExpoMutum para a realização da obra de iluminação do Estádio Municipal, localizado no Bairro Colina. “Essa é uma antiga reivindicação das pessoas que utilizam o estádio, visamos também à futura ampliação de programas sociais como o Despertado Talentos que atende nossas crianças mutuenses”, afirmou o secretário de Esportes Toshio Takagui.