Secretaria de saúde confirma inclusão de meninos na vacinação contra HPV

10

vacinaJá estão disponíveis em Nova Mutum as doses da vacina contra HPV para os meninos. A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Meninos de 12 a 13 anos de idade foram incluídos no calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde. Serão duas doses com intervalo de seis meses entre elas”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Camila Schirmer.

Sem campanha especifica a vacinação é de rotina e será realizada ao longo de todo o ano nos PSF’s de Nova Mutum. Para tomar a dose o paciente deve comparecer a sua unidade, munido da documentação pessoal e acompanhado do país ou responsáveis.

Para meninas a vacinação é destina às jovens de 9 a 14 anos de idade.

 

HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

MENINGITE

A Secretaria de Saúde de Nova Mutum também confirmou que houve a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Anteriormente essa imunização era oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade.

A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.