Usar o smartphone será suficiente para recarregar a bateria

Pesquisadores pretendem integrar um polímero nos smartphones para captar energia a partir de ações simples

20

bateria smartphoneO indicador de autonomia da bateria de um smartphone continua a ser um pesadelo para muitas pessoas, mas, se um grupo de investigadores for bem-sucedido, esta será uma questão do passado. Um estudo desenvolvido por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA, quer que os smartphones sejam capazes de recolher energia pelo simples contato com a tela.

Isto significa que a simples interação entre alguém e o seu smartphone será suficiente para manter a bateria do dispositivo carregada. De acordo com o Tech2, isso será possível com a integração de um polímero orgânico. “Tendo em conta que o dispositivo é um polímero, é tão flexível como leve. Quando incorporado num smartphone de nova geração, esperamos oferecer 40% da energia necessária para a bateria”, contou um dos pesquisadores, Qin Wang.

O dispositivo que permitirá ao smartphone recolher energia simplesmente com contato ainda está em desenvolvimento, com os pesquisadores a esperar integrá-lo em outras áreas de energia, tais como a captação de energia a partir do mar e do vento.