Roubos a fazendas aumentam 16% em Mato Grosso

De janeiro a novembro deste ano, os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública apontam um total de 187 roubos

36

inseguração roubo de gadoUma modalidade de crime que tem crescido em Mato Grosso são os roubos às propriedades agrícolas, as fazendas. De janeiro a novembro deste ano, os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública apontam o total de 187 roubos. O número supera o total do ano de 2015, quando foram 161. Comparando os dois números, houve crescimento de 16%.

O levantamento aponta ainda que as propriedades rurais localizadas em Cuiabá foram as que mais registraram esta modalidade de crime, 22 no total. Em seguida, foi a cidade de Nossa Senhora do Livramento com 15 ocorrências, Poconé também teve 15 ocorrências, Cáceres aparece com nove casos de roubos a propriedade rural e Várzea Grande com oito. Todas as cidades citadas apresentaram crescimento na modalidade de crime comparando os dois anos.

Os donos de propriedades rurais chegaram a levar a preocupação quanto ao aumento desta modalidade de crime ao Governo. No final de novembro, representantes da pecuária estiveram na Casa Militar e apresentaram as demandas de segurança como invasões de propriedades rurais produtivas e legalizadas, furtos e roubos de gado no campo. Na ocasião elencaram que em relação ao roubo/furto de gado somente na Baixada Cuiabana, durante o primeiro semestre, foram 30 propriedades com casos notificados à Polícia Civil de Mato Grosso. Além das perdas com o rebanho, a Acrimat, aponta que os roubos de gado também são questão de sanidade, já que o não há controle sanitário do abate das cargas.

Já a Aprosoja também reuniu com a Sesp no mês passado. O assunto também em torno da segurança pública discutia sobre a necessidade de coibir roubos e furtos de defensivos agrícolas no Estado. Os produtores ressaltaram a importância de uma inteligência para encontrar as quadrilhas especializadas neste tipo de crime. No dia 08 de dezembro o secretário Estadual de Segurança Pública Rogers Jarbas deve participar de uma discussão sobre segurança pública com a Aprosoja.

CASOS – Um roubo de uma caminhonete e um motor gerador de uma fazenda culminou na morte de dois criminosos, após eles trocarem tiros com a Polícia Militar. O fato ocorreu no dia 10 de novembro na fazenda em São Pedro de Joselândia, região do Pantanal Mato-grossense. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu encontrar os suspeitos na rodovia. Ao perceber a polícia, eles atiraram. Na troca de tiros dois morreram e o ex jogador do Operário Jonathan Laerte da Silva Moraes, 29 anos foi levado ao Pronto Socorro de Cuiabá onde morreu 11 dias depois. Conforme as informações da polícia, seis criminosos armados invadiram uma fazenda, renderam o dono e o fizeram de refém. Três foram presos.

No final do mês de novembro a Polícia Civil do Piauí deflagrou a “Operação Toxicum” responsável por prender uma quadrilha interestadual de assaltantes especializados em roubo de defensivos agrícolas. A quadrilha atuava em, pelo menos, seis estados, dentre eles Piauí, Maranhão, Tocantins, Bahia, Goiás e Mato Grosso.