Prefeitos eleitos de Tapurah, Itanhangá e Lucas do Rio Verde, serão diplomados na próxima semana

123

Iraldo EbertzO juízo da 21ª Zona Eleitoral agendou para a próxima sexta-feira (16) a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais. Ao todo, 51 candidatos receberão o documento. Em Lucas do Rio Verde, o prefeito eleito Luiz Binotti, seu vice Silvio Favero e nove vereadores. Em Tapurah, o prefeito eleito Iraldo Ebertz (DEM), sua vice Maria Martelli e nove vereadores. Em Itanhangá, o prefeito eleito Edu Pascoski (foto), seu vice Emerson Sabatine e nove vereadores.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nesse sentido, o juiz eleitoral responsável pelas últimas eleições, Gleidson de Oliveira Grisoste Barbosa, fará o processo de entrega dos eleitos, em cerimônia a ser realizada a partir das 9h.

Para receber o diploma, os candidatos eleitos devem ter suas contas julgadas pela justiça eleitoral. Em Lucas do Rio Verde existe em andamento ainda 12 processos de prestação de contas. Até três dias antes da diplomação, as contas devem estar julgadas e divulgadas.

Além disso, não devem ser diplomados o candidato do sexo masculino que não apresentar o documento de quitação com o serviço militar obrigatório nem o candidato eleito cujo registro de candidatura tenha sido indeferido, mesmo que ainda esteja sub judice (sob apreciação judicial).