Modernas viaturas fortalecem trabalho de instituições de Segurança de Mato Grosso

24

veiculos moto policiaMoradora do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, Lucélia Arruda conta que era raro ver um carro de polícia fazer rondas em frente à sua casa, que fica em uma rua sem asfalto do bairro.

“Aqui as ruas são de terra e estreitas, fica difícil entrar com carro. As motos entram e saem rápido em qualquer rua. Melhora muito o atendimento para quem precisa da polícia”, relata.
As motos citadas por Lucélia foram entregues este ano à Polícia Militar para auxiliar no atendimento rápido e eficaz das ocorrências, especialmente de roubo.

São 174 novas motocicletas que mudaram a rotina das unidades policiais no Estado.

Em Cuiabá, o comandante da base comunitária do Jardim Vitória, capitão PM Welisson dos Santos Silva, diz que as motos permitiram a retomada de atividades que antes estavam suspensas por problemas de acesso.

“Utilizamos as motos diariamente em rondas escolares e comerciais. Além disso, pudemos atuar melhor na região. O Jardim Vitória está sendo asfaltado agora, e o acesso à maioria das ruas é difícil com as viaturas. Com as motos, o atendimento não perde qualidade”, afirma o comandante.

O processo de agilidade no atendimento das polícias foi reforçado com a entrega de veículos mais modernos e robustos, com trafegabilidade em diversos tipos de terreno, especialmente os de difícil acesso.

Em julho deste ano, as polícias Civil e Militar da região metropolitana receberam 51 modernas caminhonetes no padrão SUV. Desse montante, 34 viaturas foram entregues para a Polícia Militar e 17 para a Polícia Judiciária Civil.

A frota recebida corresponde apenas ao primeiro lote de um total de 200 novos veículos contratados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para reforçar a atuação policial na região metropolitana.

Além dos itens de fábrica, as viaturas receberam equipamentos fundamentais no trabalho policial, tais como giroflex, rádio comunicador, suporte para armamentos longos e cela adaptada no porta-malas.

O policiamento na região do CPA, que concentra mais de 250 mil habitantes de 110 bairros, é realizado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar. A unidade foi contemplada com cinco viaturas padrão SUV.

O comandante da unidade, tenente-coronel PM Fábio Luiz Bastos, destaca a melhoria nas condições de trabalho e maior qualidade na prestação de serviço à população com a chegada das novas viaturas.

“As novas viaturas significam uma melhora nas condições de trabalho, pois têm bastante espaço, que comportam a equipe com um conforto a mais, já que o policial precisa ficar muito tempo sentado durante o patrulhamento”, disse.

Para o comandante, a viatura padrão SUV possui maior ostensividade e reforça a sensação de segurança à população.

“O veículo consegue transitar em bairros que têm vias de difícil acesso, atendendo assim toda a população, tanto de classe alta como baixa, que fazem parte da área de abrangência do 3º Batalhão”, afirmou.

Recentemente, no mês de outubro, a atual gestão entregou 117 novas viaturas para as forças de segurança do Estado. A maior parte foi destinada ao interior do estado, reforçando a segurança nas cidades menores. A Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Corpo de Bombeiros Militar foram contempladas com os veículos.

Foram entregues 100 veículos Renault Duster (dois para a Politec, 79 para Polícia Militar e 19 para a Polícia Civil); 10 Chevrolet Trailblazer para a Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) e outros sete caminhões auto bomba tanque, com capacidade para cinco mil litros de água, ao Corpo de Bombeiros.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Júlio Cesar Rodrigues, destacou que os novos caminhões possibilitaram uma renovação na frota em todas as unidades. “Após a entrega de todos os veículos teremos em todas as unidades pelo menos um carro com menos de quatro anos de uso”, disse.

Renovação da frota

O processo de renovação da frota da Segurança Pública iniciou em 2015, com a entrega de 87 novas caminhonetes modelo L200 Triton com padrão internacional de identidade visual, contemplando especialmente as unidades mais distantes da capital, que por muitos anos ficaram sem receber investimentos na área da Segurança.

Desse total, 36 foram para a Polícia Judiciária Civil e 51 para a Polícia Militar.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também foram contemplados com novas caminhonetes.

Também foram entregues 18 veículos Pálio Adventure 1.8 para atender as polícias Civil e Militar.

As ações de fiscalização e prevenção contra incêndio e pânico também foram fortalecidas com a entrega de 29 novas viaturas para a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico, seis veículos Auto Rápido, cinco Auto Bomba Tanque Florestal, um Auto Tanque e um caminhão para abastecimento de aeronave.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, as novas viaturas representam bem mais que a evolução de modelos e motorização, refletem a valorização da atividade policial, com foco na melhoria do atendimento à população.