Inteligência Artificial identifica 17 doenças apenas pelo hálito

Entre as doenças que os cientistas procuram detectar estão 8 tipos de câncer, problemas inflamatórios intestinais, Parkinson e até mesmo pré-eclâmpsia

43

halitoO hálito e a saúde estão intimamente ligados isso porque, na expiração, o nosso corpo “bota para fora” compostos orgânicos voláteis, que podem ser considerados um grande indicativo de doenças. Foi com este pensamento que o Instituto Tecnológico de Israel criou um robô para capas de identificar 17 doenças com uma só baforada.

Segundo a Superinteressante, o “bafômetro superpotente” contém sensores específicos para detectar as “impressões digitais” deixadas por cada uma das doenças na respiração humana.

Durante as pesquisas, cientistas avaliaram 2.808 amostras “baforadas” por voluntários. As amostras serviram para os pesquisadores diagnosticarem 17 doenças, entre elas, 8 tipos de câncer, Parkinson, problemas inflamatórios intestinais e até mesmo pré-eclâmpsia.

O dispositivo identificou as doenças com 86% de acerto após os testes iniciais. Ainda de acordo com a revista, os próximos passos da pesquisa vão servir para aprimorar a inteligência artificial do experimento, para que a tecnologia possa ser usada com segurança por médicos.