Por que as mulheres comem mais quando estão menstruadas?

As mudanças hormonais podem fazer com que as mulheres consumam 500 calorias a mais por dia

80

mulheres comerCientistas podem ter descoberto a razão pelo qual as mulheres têm uma vontade desenfreada de comer durante o período menstrual. Após analisar 30 mulheres saudáveis entre os 18 e os 45 anos de idade, pesquisadores do National Institute of Nutrition and Food Technology na Tunísia concluíram que as mulheres que se encontram na tensão pré-menstrual (TPM) ingerem cerca de 500 calorias extras por dia e que dias antes de menstruarem podem ver a balança aumentar em cerca de 230 gramas em relação ao peso normal.

O estudo publicado na revista científica Annals of Endocrinology confirma o que muitas pessoas já sabem: “É comum haver compulsões alimentares durante este período do ciclo, especialmente por alimentos doces e chocolate”.

Os cientistas acreditam que as mulheres que se encontram na ‘fase lútea tardia’, sentem maior fome por causa da ocilação do ‘hormônio da felicidade’, a serotonina – o que também explica as mudanças de humor. Os carboidratos aumentam os níveis de serotonina quando os níveis naturais do nosso corpo caem, fazendo do pão e da massa alimentos reconfortantes e atrativos, aponta o estudo.

Mas também há opções saudáveis que podem ajudar a mulher a equilibrar os níveis de serotonina, como aveia, arroz integral, batata doce, oleaginosas, pão de cereais, iogurte, frutas e leguminosas.