Tapurah: Fazenda Garça Branca tem leitegada de 36 leitões, e crava recorde Mato-grossense

Tapurah crava um novo recorde no Mato Grosso, presenciou um fato inédito na produção suinícola da região. Isso porque uma das matrizes da Fazenda Garça Branca pariu 36 leitões

409

A cidade de Tapurah, crava um novo recorde no Mato Grosso, presenciou um fato inédito na produção suinícola da região. Isso porque uma das matrizes da Fazenda Garça Branca pariu 36 leitões. Com um plantel de 5 mil, a granja, integrada à BRF, conta com 4.500 fêmeas produtivas. Os animais nasceram na noite de terça-feira (04/10).

Orgulhoso, o produtor Joison Luiz Romio falou a Suinocultura Industrial que dará uma atenção diferenciada à cria. “Estava nascendo em torno de 12.8 a 13 vivos. Já tinha uma nascida de 30, mas de 36 é inédito. Foi uma surpresa para nós, todos nasceram vivos”, conta. “Eles terão um cuidado especial. Por ser essa quantidade teremos que redistribuir para umas duas mães de leite”, diz.

A genética utilizada trata-se da HS – Hiper Sadia. “Entrei em contato com a genética para fazer a comprovação disso e eles irão avaliar de que forma pode ser feito. Fiz umas pesquisas e vi relatos de até 31 leitões”, explica.

Assista: