Saiba como ter acesso a livros infantis gratuitamente

Programa “Leia para uma criança” distribui exemplares de vários autores

48

Quando as crianças ouvem a leitura de uma história, abre-se um mundo novo. Elas vão mergulhar na fantasia, aguçar a curiosidade, entrar em contato com diferentes sentimentos, além de ter acesso a um tipo de linguagem bem diferente daquela que usamos no cotidiano. Um jeito incrível de proporcionar essa experiência é lendo livros de qualidade. Você não tem exemplares em casa? Basta pedir! Sim, simples assim, de graça. A campanha “Leia para uma criança” oferece aproximadamente 2 milhões de livros infantis por ano para incentivar os adultos a lerem para os pequenos.

Ler transforma o modo como as crianças se relacionam com os adultos e com outras crianças (Foto: Shutterstock)
Ler transforma o modo como as crianças se relacionam com os adultos e com outras crianças (Foto: Shutterstock)

Em 2016, será ultrapassada a marca dos 48 milhões de livros oferecidos gratuitamente para pessoas, instituições e escolas, que solicitam os livros pelo site do Itaú e que recebem ações voluntárias de colaboradores do banco. A cada edição, a coleção ganha dois novos títulos: um nacional e outro internacional.

Neste ano, os livros selecionados são “Selou e Maya”, de Lara Meana, e “Poeminhas da Terra”, de Marcia Leite. A primeira obra conta a história de duas crianças vizinhas que inventam mundos fantásticos por meio de atividades do dia a dia como brincar, tomar banho e escutar histórias. A segunda traz versos compostos por palavras de origem tupi, que aproximam adultos e crianças da cultura dos povos indígenas.

Os livros contam sempre com uma tiragem em braille e fonte ampliada para atender também às pessoas com deficiência visual, afinal, por meio da leitura, o adulto oferece à criança o acesso à cultura, ao lazer, à educação, além da convivência familiar e a intenção é que todos participem desse movimento.

Leitura em smartphones e tablets

A campanha trouxe outra novidade em 2016. Agora, histórias também podem ser lidas em plataformas digitais: no perfil no Instagram, em diferentes formatos de mídia do Facebook e Google, e em um mobile site para acessar a qualquer momento. Uma pequena coleção já está disponível e traz obras de Marcelo Rubens Paiva, Adriana Carranca, Antonio Prata, Luis Fernando Veríssimo e Fernanda Takai.

Como faço para receber os livros?

Você deve entrar no site e preencher alguns dados como nome CPF e endereço de entrega. Você não precisa ser cliente do Itaú para participar. Depois de finalizado o preenchimento, os livros serão enviados pelo correio para o endereço que você informou em até 25 dias úteis.

Baixe o aplicativo do Gshow gratuitamente na loja do seu smartphone e tablet e acompanhe tudo sobre o entretenimento da TV Globo.