Previsão é de chuvas intensas em pelo menos 50 municípios

Meteorologistas apontam risco de queda de galhos de árvores, leves alagamentos e ventos intensos

107

tempo chuvasO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (6), um aviso de chuvas intensas em pelo menos 50 cidades de Mato Grosso. O alerta é para o Centro-Sul, Nordeste, Sudeste e Sudoeste do Estado.

Além das chuvas intensas, os meteorologistas também apontam risco de queda de galhos de árvores, leves alagamentos e ventos intensos.

Uma das instruções da meteorologista Marina Padilha é que as pessoas não se abrigue abaixo de árvores, desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em locais protegidos e revise a resistência da casa, principalmente, o madeiramento de apoio do telhado.

Outras dicas fundamentais também é não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e ter em mãos os contatos da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).

Entre as cidades que aparecem na linha de alerta estão: Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Cuiabá, Dom Aquino e General Carneiro.

Para Sorriso, esta quinta-feira será parcialmente nublada com sol entre poucas nuvens. A mínima é de 21ºC com máxima de 29ºC.

Já na sexta-feira (7) os termômetros devem cair para 15ºC, com máxima de 30ºC. A probabilidade de chuva é de 5%. Já a umidade relativa do ar varia entre 23% e 66%.

Tempestade

Na Capital e em Várzea Grande, a tempestade caiu e provocou alguns estragos. Em menos de 30 minutos após o início da chuva, uma casa já havia desabado e quatro árvores caíram em cima de carros.

A informação da previsão do tempo já constava desde o início da semana que os próximos dias seriam de temperatura amena, com baixa umidade relativa do ar e chuvas intensas. Porém, apenas na quarta-feira (5), a chuva veio acompanhada de rajadas de ventos. O temporal chegou com ventos que ultrapassaram os 70km/h, causando o desligamento de vários semáforos na região central, Avenida Dom Bosco, Prainha, XV de Novembro e Avenida do CPA.

Além desses estragos, o temperoal também provocou interrupção de energia em várias regiões de Cuiabá e Várzea Grande.