Chuvas ainda irregulares em Mato Grosso

Plantio da safra 2016/17 já está em 42,27% da área de 9,3 milhões de hectares no Estado

30

Chuva lavouraO plantio de soja em Mato Grosso segue avançando, porém em ritmo mais lento nesta semana. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 42,27% da área de 9,3 milhões de hectares já foi semeada. Os produtores rurais estão aguardando as chuvas se regularizarem para finalizar a semeadura da safra 2016/17.

O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, informa que as chuvas ocorrerão durante toda a semana, mas em forma de pancadas irregulares. “Os agricultores devem estar atentos neste momento de plantio, porque não há garantias de que as chuvas ocorrerão nas áreas de lavouras”, alerta. No início de novembro é que as chuvas começam a regularizar no Centro Oeste.

As equipes do Circuito Tecnológico Etapa Soja, que estão viajando por Mato Grosso para verificar a situação da safra de soja, relatam a apreensão dos agricultores com as precipitações neste início de plantio.  Em muitos municípios, as lavouras começaram a se semeadas, mas há uma paralisação dos trabalhos aguardando a regularização das chuvas.

De acordo com o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Nery Ribas, neste período é preciso muita atenção e busca de informações quanto à questão climática, pois com o alto custo de produção não se pode correr riscos. “É um olho na plantadeira e outro nas previsões climáticas”, afirma Ribas.