ADETEC faz projeto inovador para ajudar municípios na solução da destinação do Lixo

49

A Agencia de Desenvolvimento Sustentável e Tecnológico de Resíduos Sólidos, Córrego Limpo – ADETEC, é uma entidade sem fins lucrativos com sede em Sinop está desenvolvendo um Projeto Pioneiro no Estado de Mato Grosso para encontrar uma saída viável para um assunto que a maioria dos municípios do Estado tem em comum, o lixo.

O projeto denominado “ LIXO UMA VISÃO AMBIENTAL” tem por objetivo a captação de dados reais referentes a gestão de resíduos sólidos nos municípios do Estado.

Esta primeira etapa do projeto tem como alvo 18 municípios de Mato Grosso:  Acorizal, Nobres, Nova Marilandia, Jangada, Rosário Oeste, Diamantino, São José do Rio Claro, Tangará da Serra, Nova Mutum, Nortelandia, Arenápolis, Alto Paraguai, Nova Olimpia, Santo Afonso, Denise e Porto Estrela, Campo Novo do Parecis e Barra do Bugre.

O projeto consiste em levantar a situação real de cada município e em especial investigar a legislação municipal sobre resíduos sólidos, identificar as falhas, propor novos projetos para que os municípios se adéqüem a legislação federal, afim de cumprir os prazos estabelecidos pela Política Nacional de Residuos para que os municípios não percam a oportunidade de viabilizar recursos federais para resolver esse grave problema.

A ADETEC está visitando os municípios verificando se há legislação municipal sobre o assunto nas 18 cidades, bem como fotografando e filmando os lixões.

Com apoio dos gestores serão coletadas informações sobre os custos operacionais de cada município, buscar alternativas econômicas e ambientalmente corretas dando suporte aos municípios para superar as dificuldades.

A ideia é transformar um problema em solução pratica e ambientalmente correta para tratamento do lixo.