Comercialização do algodão está mais adiantada em Mato Grosso, diz Imea

96
Algodão - Fardo (Edson Rodrigues) /

A comercialização de pluma de algodão em Mato Grosso da atual safra está 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foram comercializadas, até o momento, 778 mil toneladas, o que representa cerca de 83% do total de 937 mil toneladas produzidas no Estado. A comercialização, segundo o Imea, avançou 16,7% no último mês.

O Imea apontou ainda que foram negociadas 1,06 milhão de toneladas de caroço de algodão, que correspondem a 85,7% do volume total esperado para a presente safra. O montante representa um progresso mensal de 20,5 e demonstra também um avanço de 14,7% em relação ao mesmo período da safra anterior.

Segundo o instituto, as negociações de pluma do último mês foram marcadas pela redução do preço no mercado disponível. Os economistas, porém, destacam que o produtor mato-grossense “soube aproveitar o momento negociando grande parte dos volumes na primeira quinzena do mês, evitando os menores preços da segunda quinzena”.

Ainda de acordo com o boletim do Imea, no mercado de caroço, “apesar do bom andamento nas negociações durante o período, o momento fica demarcado pela queda de braço e