fogo chapadaUm incêndio já destruiu mais de mil hectares de mata do Parque Estadual Serra de Ricardo Branco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 30 bombeiros do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal seguirão de Cuiabá para a região de helicóptero para ajudar no combate ao fogo.

“Vai uma equipe por terra e outra de apoio aéreo. Irão um avião de combate a incêndio florestal e um helicóptero do Ciopaer [Centro Integrado de Operações Aéreas], que irá transportar a tropa até o local do incêndio”, disse o tenente coronel Paulo André Barroso, do Corpo de Bombeiros. O fogo começou na última sexta-feira (19).

No local, já tem uma equipe composta por quatro bombeiros e o coordenador do parque. Conforme os bombeiros, a linha de fogo tem entre 15 e 20 km.

A região é de difícil acesso e não é possível chegar de carro e a pé, segundo o coronel, demoraria, já que a distância entre a estrada mais próxima até a área do incêndio é de cerca de 15 km.

Focos de calo

Entre os dias 1º e 19 de agosto de 2016, Mato Grosso registrou 3.913 focos de calor, o que coloca o estado no topo do ranking nacional, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em segundo lugar, vem o Pará, com 2.758 e, em terceiro lugar, o estado do Amazonas, com 2.176.