Revista Exame destaca o Sicredi entre as Melhores & Maiores 2016

Pelo 5º ano consecutivo, ranking que reúne as 1.000 maiores empresas do Brasil traz a instituição financeira cooperativa em diversas categorias como a 3ª posição em Crédito Rural e, pela 1ª vez, 6ª posição em Crédito para Médias Empresas

437

SicrediO Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados – foi incluído em 12 categorias da edição especial da revista Exame – Melhores & Maiores 2016. Para chegar ao resultado, a equipe técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), ligada ao Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), avaliou balanços de 3.000 empresas e 80.000 indicadores financeiros.

Na edição 2016, a SicrediPar, holding que controla o Banco Cooperativo Sicredi e coordena as decisões estratégicas do Sistema, figurou na 63ª posição, um salto de cinco posições na comparação com o ano anterior. Para o presidente da SicrediPar, Manfred Alfonso Dasenbrock, o crescimento da SicrediPar no ranking, que nos últimos dois anos cresceu 15 posições, demonstra o porte e a solidez do conjunto de entidades que formam o Sicredi, no qual uma estrutura apoia a outra exercendo funções específicas para promover o crescimento do Sistema e o desenvolvimento dos associados e das regiões.
Além do ranking completo das 500 maiores empresas do País, a publicação destaca as que apresentaram maior eficiência e melhor estratégia em tempos difíceis e incertos da economia. O Banco Cooperativo Sicredi está entre os 100 maiores bancos da América Latina por patrimônio e, novamente, os 50 maiores bancos por patrimônio, na 38ª posição, duas acima do anterior e, pelo quinto ano consecutivo, manteve sua posição na categoria Crédito Rural, no terceiro lugar do ranking.
Outro destaque do Banco Cooperativo Sicredi é figurar, pela primeira vez, na categoria Crédito para Médias Empresas, já na sexta posição do ranking. A instituição ainda aparece em outras sete categorias: Depósito em Poupança (8º), Empréstimos e Financiamentos (11º), Crédito Pessoa Jurídica Total (12º), Crédito Imobiliário (14º), Crédito Pessoal (14º), Riqueza Criada por Empregado (15º) e Total do Ativo Ajustado (15º).
“Estar entre as principais empresas do País é mais do que um orgulho, é sinal de que estamos no caminho certo em direção à criação de valor para os associados, o nosso principal ativo”, afirma Edson Georges Nassar, CEO do Banco Cooperativo Sicredi. “O cooperativismo de crédito ganha relevância a cada dia, o que é extremamente positivo para o País no cenário atual, pois nosso principal foco é fomentar a economia local e a geração de riquezas. O associado investe na cooperativa ciente de que está contribuindo com a comunidade da qual faz parte”, completa Nassar.