748A5924Com investimento de R$ 45 milhões, duzentas caminhonetes modelo SUV passarão a integrar a frota da Polícia Militar (PM) e da Polícia Judiciária Civil (PJC) em Mato Grosso a partir de setembro. Do total, 95 irão operar em Cuiabá e região metropolitana e 105 serão distribuídas em unidades do interior do Estado. O contrato de locação dos veículos foi assinado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e publicado no Diário Oficial na quarta-feira (06).

Os veículos serão fornecidos pela empresa Uzeda Comércio e Serviços Limitados, que terá 60 dias para fazer a preparação e a entrega dos veículos. Além dos itens de fábrica, as SUVs receberão equipamentos fundamentais no trabalho policial, tais como giroflex, rádio comunicador, suporte para armamentos longos e cela adaptada no porta-malas. Nesta terça-feira (12.07), dois modelos dos veículos foram apresentados aos servidores da Sesp.

De acordo com o secretário responsável pela Pasta, Rogers Jarbas, a locação aconteceu em razão do trabalho de vários setores da Sesp, e vai levar à população mais segurança. “A viatura possui um espaço amplo para os ocupantes e também para as armas, evitando que o policial circule com parte da arma para fora do carro. A ideia é oferecer maior presença policial e mais dignidade aos profissionais da Segurança Pública”, disse.

De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), os veículos têm tração nas quatro rodas, câmbio automático e motor 2.8 litros a diesel. Antes de locar as viaturas, um protótipo foi submetido a uma série de testes para descobrir se a configuração atendia às necessidades das instituições. Os testes duraram sete dias. No período, foram avaliadas a capacidade interna do veículo e desempenho em terrenos diversos, além do consumo de combustível e a potência do motor.