Sensibilizar crianças e jovens para o cooperativismo como forma de desenvolvimento, contribuindo pra educação integral de crianças e adolescentes. Estes são alguns dos principais objetivos do programa “A União Faz a Vida”, implantado em Tapurah há mais de sete anos. E para manter os educadores capacitados para o trabalho diário com os alunos, são realizadas diversas formações durante o ano.

No dia 31 de maio, uma capacitação foi realizada em Tapurah, no Clube JN Eventos. O tema “Ação do professor: conteúdos, competências, valores e cidadania” foi ministrado por Max Haetinger.

Já no último sábado, dia 11 de junho, gestoras escolares, a coordenadora local do programa e uma representante da Secretaria de Educação de Taúrah estiveram em um evento em Lucas do Rio Verde. Também estavam presentes profissionais de vários municípios da região, inclusive de sete cidades da Cooperativa Ouro Verde.

Temas como o planejamento estratégico, coaching, gestão de alta performance, criatividade e inovação foram abordados pela palestrante Sônia Regina Guimaraes. Ela é Master Coach nas áreas Executiva, Carreira, Vida e Equipe; Desenvolvimento de Planejamento Estratégico Organizacional; Educação Corporativa: Desenvolvimento de Liderança; Palestras; Facilitadora credenciada pela empresa americana Franklin Covey.

O programa em Tapurah

Foram mais de 60 projetos em 2015, entre capacitações com palestras e oficinas. Neste ano, já são cerca de 42 projetos em andamento, 1070 alunos e aproximadamente 70 professores envolvidos em diversas atividades, em oito unidades escolares. As coordenadoras do município recebem com freqüência treinamentos para orientações dos projetos.