Tapurah capital suinoculturaTapurah, que já era conhecida por ser referência na produção de suínos no Centro Oeste, com mais de 50 mil toneladas de carne suína ao ano, deu mais um passo positivo no setor. O município confirmou o título de “Capital da Suinocultura” em Mato Grosso através da Lei n.º 10.401, publicada no dia 19 de maio, de autoria do Deputado Estadual, Zeca Viana.

Em 2013, Tapurah já havia recebido um certificado da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), como maior rebanho suinícola do Estado e agora registra mais esta conquista, com a sanção da lei que foi assinada pelo governador de Mato Grosso, em exercício, Carlos Fávaro.

De acordo com Zeca Viana, a ideia é a partir de agora fomentar ainda mais a produção suína no Estado. “Sabemos que o consumo de carne suína é cada vez maior em Mato Grosso e segundo pesquisas realizadas pelo planejamento municipal de Tapurah, o município foi considerado a ‘Capital do Centro Oeste da Suinocultura’ por produzir mais de 59 mil toneladas de carne suína ao ano, além, de destinar 52,44% da produção de milho local a alimentação dos suínos”, ressaltou Viana na justificativa do projeto de lei, que havia sido apresentado no dia 2 de março.