Suinocultura Tapurah Camara (1)Membros da Frente Parlamentar da Suinocultura da Assembleia Legislativa estiveram presentes, no último domingo (1/5), no município de Tapurah, junto a lideranças políticas, representantes da BRF, e do presidente Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso- (ACRISMAT) – Raulino Teixeira Machadom, para discutir os trabalhos da frente.

Zé Domingos falou sobre a importância de se constituir a frente, que possibilita a discussão de políticas públicas para o fortalecimento do setor, levando em consideração o momento econômico do país,aliado a diminuição das safras de soja e milho. De acordo com o parlamentar, essa diminuição vai influenciar diretamente no preço da carne.

O deputado também ressaltou a necessidade de tornar a suinocultura uma fonte de renda para a média e pequena propriedade.

“O governo precisa investir no Centro de Pesquisa de Suíno da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), para estudar melhoramentos para o setor”, pontuou o parlamentar.

Zé Domingos frisou que é preciso buscar linhas de crédito para que o pequeno produtor posso investir em infraestrutura e a necessidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ser um agente facilitador no licenciamento da atividade.

Suinocultura Tapurah Camara (2)“Hoje, de 100% das solicitações de licença para o funcionamento da atividade, somente metade está licenciada,” salienta Zé Domingos.

O presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso- (ACRISMAT), Raulino Teixeira Machadom, falou sobre os avanços da suinocultura no Estado e sobre as novas tecnologias.

Na ocasião, o líder do governona Casa, deputado Wilson Santos (PSDB), apresentou a Lei nº 10.350 de autoria do deputado Zeca Viana (PDT) que decreta o dia 1º de maio, Dia Estadual da Suinocultura em Mato Grosso.

Para Zé Domingos o principal objetivo da frente parlamentar é discutir formas para gerar emprego distribuir renda e ao mesmo tempo desenvolver a atividade de forma sustentável, levando em consideração as boas práticas ambientais, trabalhistas, sanitárias, bem estar animal, tornando a curto espaço de tempo Mato Grosso o maior produtor de carne suína do Brasil.

 

Fonte: Assessoria de Impressa do Deputado Estadual