Seplan entrega primeira versão do Observatório de Gestão

90
A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) entregou, nesta quarta-feira (13.04), a primeira versão do Observatório de Gestão. O sistema está sendo elaborado por técnicos da Seplan, em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI).
reuniao Observatório de Gestão (2)O Observatório de Gestão reúne os principais indicadores do governo para acompanhamento e auxílio na tomada de decisões. Com o sistema é possível visualizar, apenas com alguns cliques, a Agenda Estratégica do Governo e os objetivos estratégicos que a compõem, a íntegra dos Acordos de Resultados assinados pelos secretários de Estado, os relatórios de monitoramento dos acordos e as entregas realizadas pelo Governo em todas as áreas.
Também é possível acompanhar a execução financeira dos programas e ações previstos na Lei Orçamentária Anual (LA) e consultar indicadores referentes às áreas da saúde, educação, segurança e infraestrutura, como os índices de hanseníase e outras doenças registradas nos 141 municípios mato-grossenses, o número de professores e alunos em sala de aula, o efetivo das polícias civil e militar por unidade, informações sobre a pavimentação de rodovias, entre outros. Até o momento, estão sendo monitorados 6.387 itens de diversas áreas.
“O papel mais importante do Observatório de Gestão é fornecer todos os dados e subsídios para que o governador e os secretários possam tomar boas decisões relacionadas à gestão. Trata-se de um grande instrumento de gerenciamento de controle dos resultados da administração pública”, destacou o secretário de Planejamento, Marco Marrafon.
reuniao Observatório de Gestão (1)
Segundo o secretário, a expectativa é que a versão final do sistema seja apresentada em maio ao governador Pedro Taques.
A apresentação do sistema foi feita pelo secretário adjunto de Planejamento da Seplan, José Bussiki. “O Observatório de Gestão que está sendo implantado no Estado é inédito em todo o país. Alguns estados adotam ferramentas semelhantes, mas nenhuma fornece uma quantidade tão grande de informações. Esse sistema inovador vai contribuir muito para a transformação que o governador Pedro Taques deseja realizar em Mato Grosso, disse o gestor.
Fonte: Seplan/MT