Colheita da soja chega a 98% em Mato Grosso, diz Imea

15

A colheita da safra 15/16 da soja está nos seus momentos finais, com 98,9% do total da área de Mato Grosso já fora do campo. É o que aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no ultimo boletim.  “Com pouco mais de 100 mil hectares a serem colhidos, já se podem fazer alguns comparativos em relação à safra passada. Das 14 semanas com realização de colheita neste ano, até o momento, 12 apresentaram atraso ante a safra 14/15”.

 Apesar disso, conforme  a entidade,  “o maior atraso não chegou a ser nem de 4 p.p. O destaque na diferença entre as duas safras fica por conta da produtividade semanal, que representa apenas o rendimento da área colhida na semana. Durante a colheita da safra atual a diferença entre as produtividades semanais máximas e mínimas registradas, apresentou diferença de 4,9 sc/ha na média de Mato Grosso, contra a diferença de 1,7 sc/ha, nesta mesma relação da safra passada”.

Conforme o Imea,  “devido à grande heterogeneidade nesta safra, em algumas regiões, a diferença é ainda maior, como é o caso das regiões sudeste, nordeste e oeste do Estado que registraram desigualdade superior a 7 sc/ha”.

Fonte: Só Notícias