Os profissionais das escolas da rede pública de ensino devem estar atentos para as orientações da primeira fase da Provinha Brasil de 2016. A aplicação dos exames para todas as crianças matriculadas no 2º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental deve acontecer de 25 a 29 de abril, nos turnos da manhã e tarde.

A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa do Ministério da Educação (MEC). Já a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) é responsável pelas redes de encaminhamento, preparação e organização do orientativo e cronograma de aplicação.

Dessa forma, a Seduc enviou para cada unidade escolar o material para a realização da avaliação diagnóstica do processo de alfabetização e letramento das crianças. O kit da Provinha contém 20 testes de linguagem e 20 de matemática, cadernos e o guia de aplicação, e caderno com todas as orientações para a aplicação.

A avaliação é realizada em duas etapas, uma no início do ano letivo, abril, e a outra ao final do ano letivo, novembro. A responsável pela Provinha Brasil na Seduc, Maria Aparecida Perez Toló, conta que essa avaliação é um instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias. “A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática”, enfatiza.

O objetivo da avaliação é o de levantar informações que possam subsidiar a ação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas pretendendo contribuir para o acompanhamento, desenvolvimento e realização de intervenções pedagógicas do processo de alfabetização e dos conhecimentos matemáticos, a fim de se assegurar a todas as crianças a qualidade no ensino e aprendizagem.

Mais informações no link: http://goo.gl/hxgVF3

Fonte: Seduc MT