pneus tapurah 2Pensando no bem estar e na saúde da população, a Prefeitura Municipal de Tapurah tem realizado diversas ações para manter a cidade limpa e organizada. Dentre elas, está a destinação correta de pneus inservíveis. Além de poluir o meio ambiente, eles podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

Através da ONG Reciclanip, por meio de convênio com a prefeitura, os pneus são encaminhados para os locais onde serão reaproveitados de alguma forma, conforme a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama de nº 258/1999, modificada pela Resolução Conama de nº 301 de 21/03/2002 e Conama de nº 416 de 30/09/2009.

“A Secretaria de Meio Ambiente orienta que todas as empresas que trabalham com produtos de borracha devem dar destinação correta para os mesmos. Quando há um volume considerável, a secretaria entra em contato com a Reciclanip e a mesma encaminha para  uma empresa terceirizada, a qual se encarrega da retirada”, explicou Cintia Fabiana Rincão, Diretora de Desenvolvimento da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Turismo.

Nesta terça-feira (22), foram destinados 13 mil quilos de pneus de caminhão. Em fevereiro, foram 17 mil quilos de pneus pequenos. As empresas que trabalham nesse ramo são as responsáveis pela destinação e organização.

Para onde vão os pneus inservíveis?

pneus tapurahQuando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um Ponto de Coleta de Pneus da Prefeitura Municipal.

No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final.

Reaproveitamento

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Resolução nº 416, de 30/09/2009

Art. 1o Os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitário superior a 2,0 kg (dois quilos), ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporção definida nesta Resolução.

  • 1o Os distribuidores, os revendedores, os destinadores, os consumidores finais de pneus e o Poder Público deverão, em articulação com os fabricantes e importadores, implementar os procedimentos para a coleta dos pneus inservíveis existentes no País, previstos nesta Resolução.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tapurah