UBSs de Tapurah passarão a atender com horários agendados

12

UBSs horários agendadosPara garantir um melhor atendimento à população, a partir do dia 1º de março a Secretaria Municipal de Saúde realizará algumas mudanças nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Tapurah. Haverá padronização, dentro do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Até o momento, as pessoas são atendidas por ordem de chegada nas UBSs e a movimentação tem sido grande.

Para evitar as filas e o tempo de espera, a partir da semana que vem haverá agendamentos e somente serão atendidos sem horário previamente marcado aqueles pacientes que, identificados no acolhimento, tenham necessidade de consulta imediata. Estes serão “encaixados” entre as consultas de acordo com a prioridade ou a ordem de chegada. Além disso, o horário das 7h às 8h ficará reservado para o atendimento da demanda espontânea, que são os outros casos não agendados.

De acordo com Francieli Maestá, coordenadora de Atenção Básica, é importante ressaltar que existem os casos de urgência e emergência. “Mesmo trabalhando com agendamento, a população precisa entender que pode ficar à vontade para se dirigir às unidades quando realmente precisar de atendimento. Se o acolhimento identificar que é um caso para encaixe, a pessoa não deixará de ser atendida”, explicou.

As consultas médicas serão realizadas durante 8 horas diárias, seguindo a seguinte organização:

– De 8h às 11h haverá quatro agendamentos por hora, totalizando 12 pessoas atendidas no período da manhã

– Das 11h às 13h não haverá atendimento

– Das 14 Às 17h, da mesma forma que no período da manhã, haverá quatro agendamentos por hora.

As consultas odontológicas também serão agendadas. Confira:

– De 7h às 10h, serão duas consultas agendadas por hora.

– Das 10h às 11h ficará reservado para o acolhimento das urgências/ emergências assim como limpeza e esterilização de materiais.

– Das 13h às 16, também serão duas consultas agendadas por hora.

– Das 16h às 17h, ficará reservado para o acolhimento das urgências/ emergências assim como limpeza e esterilização de materiais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tapurah