Conselho ruralAuxiliar o agricultor, influenciando na qualidade de vida e seu modo produtivo, além de estar atento às demandas sociais. Estes são alguns dos objetivos do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Tapurah, que foi reativado e tem uma nova diretoria a partir de hoje. A eleição aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), na Prefeitura Municipal, durante uma reunião com entidades governamentais e não governamentais.

A nova diretoria assumirá o conselho pelos próximos dois anos. “Este conselho também é de grande importância para os trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente, uma vez que fortalece a agricultura familiar do nosso município. Nós o reativamos e formalizamos a nova diretoria hoje. O CMDRS poderá agir em tudo envolve o meio rural, além de trazer informações e atender a todos os produtores. Qualquer informação que a população desejar, estamos abertos para atendê-los”, explicou Cintia Fabiana Rincão, Diretora de Desenvolvimento da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Turismo.

Ela também reforçou que é importante que todos os membros participem ativamente dos encontros. “Esperamos que o conselho seja ativo e os membros participem das reuniões. Pedimos para que venham sempre o membro titular e o membro suplente para que os dois estejam cientes do que o conselho está trabalhando e as pautas que estão sendo passadas, para o caso de algum dia o titular faltar ou o suplente, tanto um quanto o outro está por dentro da informação. E também pedimos para as associações que vão estar presente, para trazerem a documentação, porque entendemos que para se fazer presente ela tem que estar ativa e regularizada”, concluiu Cintia.

O novo presidente eleito, Adilson Vargas, conta existe muito interesse na reativação do CMDRS. “Com a reativação do conselho em 2016, trabalhamos em cima de duas idéias. Uma é beneficiar o agricultor rural, seja pequeno ou médio, e a outra é gerar divisas para o município, que é lucro. Tem muitas entidades interessadas que o conselho funcione, como o Indea, o sindicato e a cooperativa”.

Além da eleição, a reunião também teve como pauta o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O conselho fará as reuniões mensais toda última terça-feira do mês e as extraordinárias quando houver demanda, uma vez que as linhas de PRONAF e as Declarações de Aptidão do Pronaf (DAPs) deverão passar pelo conselho para análise e aprovação. Desta forma, verificarão se agricultores e produtores rurais se enquadram e posteriormente a Empaer e agências bancárias irão emitir e liberar se estiverem de acordo.

Confira a nova diretoria:

Presidente – Adilson Vargas (COAIT)

Vice-presidente – José Ferreira (Sindicato dos Trabalhadores Rurais)

1º Secretário – Telmo Souza de Liz (PA Bonanza)

2ª Secretária: Cintia Fabiana Rincão (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Turismo)

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tapurah