Prefeitura investe e educação infantil de Tapurah terá novo sistema de ensino

103

wwbrasilA qualidade de ensino na educação infantil das escolas municipais de Tapurah será potencializada nos próximos dias. A Prefeitura adquiriu kits da Editora Positivo e cerca de 500 crianças serão beneficiadas e começarão a usar as apostilas e outros materiais didáticos. Nesta segunda-feira (22), os professores da rede pública de ensino receberam uma capacitação para aprender detalhes dos livros.

De acordo com José Carlos Walker, coordenador pedagógico da editora e responsável pelo treinamento, trata-se de uma parceria muito importante para o município. Ele lembrou que há nove anos, época em que Tapurah também usou apostilas da Positivo, foram atingidas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que a expectativa dessa vez são resultados tão positivos e até melhores do que naquele ano.

Serão investidos cerca de R$ 150.000,00 em um ano, pois parte desse programa é subsidiado pelo Governo Federal, através do sistema de ensino “Aprende Brasil”. Com isso, as apostilas chegaram ao mercado com um valor menor, o que permitiu que a Prefeitura fizesse a contratação. O projeto oferece um conjunto especifico de soluções para a rede pública de ensino, através de livro didático integrado, assessoria pedagógica, portal educacional e sistemas de avaliação, garantindo uma aprendizagem progressiva, articulada e interdisciplinar.

De acordo com a secretária de Educação, Claudia Maria Borges, ajustes começaram a ser realizados na semana passada, para que as escolas pudessem estar aptas a começar a trabalhar com a editora. “Foi um trabalho grande para se adequar. Desde alimentação, contratação de professores, estrutura da escola e quebra de paredes”.

Para o prefeito Luiz Umberto Eickhoff, trata-se de um avanço na educação. “O município fez a adesão deste programa do Governo Federal e está fazendo este investimento neste ano. Fizemos essa contratação já no final do ano passado e também toda a programação do material para fazer a impressão com as imagens e brasão do município. E aí o material chegou para distribuirmos nas escolas e treinarmos os professores, além de fazermos toda a adequação necessária para que esse programa seja implantado nas séries iniciais, na educação infantil. Na realidade é um avanço na educação, é um material que vai pra dentro da casa das famílias para que não só o aluno aproveite, mas também os pais que acompanham”.

Eickhoff também detalhou que as novas apostilas permitirão atividades de interação com os pais. “Esperamos cada vez mais trazer os pais para dentro das escolas e que eles acompanhem seus filhos no aprendizado, dentro da escola municipal, aqui no nosso município. Então o município vai investir em torno de R$ 15 mil por mês neste material e dentro da programação que temos, no plano municipal de educação, no ano que vem já entraria um avanço com outras séries também sendo beneficiadas com as apostilas. Isso, é claro, está dentro do programa e depende do conselho, dos gestores que estarão à frente para darmos continuidade ao trabalho. Mas já está tudo encaminhado para que isso aconteça e esteja beneficiando outros alunos também”, explicou.

O prefeito e a secretária de Educação também afirmaram que estão tentando encontrar estrutura para atender a todos os pedidos de matrícula e, até o momento, os que procuraram conseguiram ser atendidos. “Tivemos um aumento significativo na procura pela educação infantil. Então temos a meta de atender 100% das crianças de quatro e de cinco anos e já atendemos um maior número de crianças de um, dois e três anos”, disse Claudia.

Fonte: Ascom – Prefeitura Muncipal de Tapurah