Postagem no Facebook de médica Joelma Martins mostra quando ela viajou para Fortaleza em 2015
Postagem no Facebook de médica Joelma Martins mostra quando ela viajou para Fortaleza em 2015

O vereador José Moraes Filho (PSDB) denunciou, na sessão desta segunda (22), que a médica Joelma Martins, contratada de forma emergencial pela Prefeitura de Tesouro (a 391,7 km de Cuiabá) por 60 dias recebeu  salário integral de R$ 42,7 mil, mesmo ficando 18 dias na praia sem prestar os serviços descriminados no contrato. Na tribuna, o tucano exigiu o ressarcimento dos R$ 25,6 mil pagos indevidamente conforme balancete e já protocolou denúncia no Ministério Público Estadual (MPE).

“O contrato é de 60 dias e a médica não podia se afastar da cidade sem deixar substituto. A população ficou sem atendimento. Se o Executivo não tomar providências, estará incorrendo em improbidade administrativa”, explica o parlamentar em entrevista ao Rdnews.

A ausência da médica, que estava no Recife (PE) ficou comprovada por postagens publicadas no Facebook e rastreadas pelo cidadão José Augusto Talon. Segundo as publicações, Joelma esteve fora de Tesouro de 2 de dezembro de 2015 até 19 daquele mês, e só voltou a trabalhar no dia 20.

Outro lado

O prefeito Ilton Barbosa (PSD) confirma que a médica Joelma ficou ausente e, inclusive, recebeu pelos dias não trabalhados. Afirma que o período foi de oito  a 10 dias. No entanto, o social-democrata não soube explicar o porquê que a profissional teria o direito de receber pelos dias não trabalhados. “O contrato tenho que ver com o setor”, declara.

Durante a ausência da médica, o prefeito ressalta que um plantonista foi contratado para substituí-la apenas nos finais de semana. Além disso, Ilton lembra que a folga de Joelma foi um acordo feito entre ela e o Executivo.

Diante das possíveis irregularidades, o prefeito acredita em perseguição política. “É política antecipada, sem fundamento. É difícil pensar pelos outros. A ideia é dele. Agora é tocar a vida”, referindo-se qual seria a intenção da denúncia.

O Rdnews não conseguiu contato com a médica.

Confira, abaixo, balancete de dezembro da prefeitura e o contrato feito com Joelma Martins:

Balancete do mês de dezembro de 2015.pdf

Contrato 0083 – 2015.pdf

Fonte: RDNews